quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Socialismo e liberdade


Rage Against The Machine - Sleep Now In The Fire

O stalinismo foi um câncer, que degenerou o socialismo ao ponto de torna-lo semelhante ao nazi-fascismo.

"O stalinismo foi a maior tragédia do povo russo e de todo o povo do Leste Europeu, afora as guerras. Não podemos mais ter receio de afirmar isso. Havia um temor de que isso parecesse diminuir o mérito da resistência do povo soviético ao nazismo. Não diminui. Os vestígios de stalinismo, indícios que sejam, são nefastos, atentados a qualquer idéia de vida democrática."

(Emiliano José; em "O stalinismo e sua trágica herança")


Entretanto não podemos ser cegos para não enxergar a culpa de Lenin e dos bolcheviques no surgimento do stalinismo. Devemos nos recordar das criticas de Rosa Luxemburgo, principalmente o clássico "A Revolução Russa", escrito em 1918, onde Rosa criticou os desvios autoritários promovidos pelos bolcheviques, e acabou sendo profética pois previu o que viria a ser o stalinismo.

"A liberdade apenas para os partidários do governo, só para os membros de um partido - por numerosos que sejam - não é a liberdade. A liberdade é sempre, pelo menos, a liberdade do que pensa de outra forma (...). Sem eleições gerais, sem uma liberdade de imprensa e de reunião ilimitada, sem uma luta de opinião livre, a vida acaba em todas as instituições públicas, vegeta e a burocracia se torna o único elemento ativo. [...] Se estabelece assim uma ditadura, mas não a ditadura do proletariado: a ditadura de um punhado de chefes políticos, isto é uma ditadura no sentido burguês".

(Rosa Luxemburgo; em "A Revolução Russa")


Rosa Luxemburgo deixou claro em "A Revolução Russa", que ditadura do proletariado não é a ausência de democracia, muito menos que seja obra de uma minoria agindo em nome da classe trabalhadora.

"A democracia socialista começa com a destruição da dominação de classe e a construção do socialismo. (...) Ela nada mais é que a ditadura do proletariado. Perfeitamente: ditadura! Mas esta ditadura consiste na maneira de aplicar a democracia, não na sua supressão. (...) esta ditadura precisa ser obra da classe e não de uma pequena minoria que dirige em nome da classe".

(Rosa Luxemburgo; em "A Revolução Russa")


Na atual sociedade capitalista, onde o poder da burguesia não se encontra localizado nos palácios, mas espalhado por toda sociedade(sindicatos, partidos, escolas, igrejas, etc), é loucura ficar fazendo pregações em favor de luta armada ou coisas afins, como faz muita gente da extrema-esquerda.

Antes de se pensar em revolução, é preciso trabalhar para disputar e conquistar a hegemonia na sociedade. Como disse Gramsci, nas sociedades capitalistas de tipo ocidental, a revolução arde em fogo lento, onde o proletariado deve assumir a "guerra de posição", travando a luta contra-hegemonica através de seus intelectuais, contra os intelectuais da burguesia. A classe trabalhadora precisa ser dirigente, antes de se tornar dominante, mas isso os debilóides da extrema-esquerda não sabem.

"[...] no Ocidente, onde a 'sociedade civil' é extremamente articulada com a proteção do 'Estado político', a luta será longa, será uma enervante 'guerra de posição' [...]. É preciso aprender todos os métodos mais elaborados dos adversários, não deixar-se surpreender despreparados ou atrasados nessa revolução que arde em 'fogo lento', abandonar o primitivismo econômico e mecanicista precedente e desenvolver a capacidade de previsão e de guia dos acontecimentos, chamando os intelectuais para colaborar com tal empreendimento histórico e colmatando continuamente as distâncias que se formam entre as linhas estratégicas dos vértices e a capacidade de compreensão e de recepção da base" (Antonio Gramsci)

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, esta citação não é de Gramsci, mas de um estudioso do pensamento gramsciano, Remo Bodei (no livro: A filosofia do século XX, mais precisamente na página 81).
Acho que convém retificar, pois vc faz esta citação seguidamente.
Abraços.

Marcelo N. Sancho disse...

Obrigado a quem comentou, farei a retificação no próximo post que publicar no blog.